YAG LASER

A LIMPEZA DA LENTE INTRAOCULAR COM YAG-laser ou CAPSULOTOMIA POSTERIOR COM YAG-laser é um procedimento relativamente comum em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e voltaram a ficar com a visão opaca.

Esse é um procedimento oftalmológico simples, que pode ser feito no próprio consultório do oftalmologista, no qual é feita uma pequena abertura na cápsula posterior do cristalino, uma estrutura presente dentro do olho. Para tornar esse procedimento mais seguro e eficaz, não são usados bisturis ou outros instrumentos cirúrgicos típicos, mas uma luz do tipo laser Nd:YAG.

Para quem é indicado o YAG-Laser?

A LIMPEZA DA LENTE INTRAOCULAR COM YAG-laser é indicada para pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata, implantaram uma lente intraocular (LIO), e posteriormente apresentaram uma complicação desse primeiro procedimento. Nesses pacientes, a lente natural dos olhos – ou cápsula posterior do cristalino – ficou opaca.

Com essa região opaca, a passagem da luz fica prejudicada e sua visão fica turva. Essa complicação do primeiro procedimento é conhecida como a “segunda catarata”. Mas isso não significa que a catarata “voltou” porque a catarata não “volta”.

Como é o procedimento?

Com a CAPSULOTOMIA POSTERIOR, o Oftalmologista irá abrir a região posterior da cápsula do cristalino e criar um rasgão na superfície dessa estrutura, que permitirá a passagem da luz, restaurando a visão do olho.

O procedimento não dói. Mesmo assim, usa-se um colírio anestésico minutos antes.

Scroll to Top
Esta página utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website.
Clique em OK se você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de Privacidade.