Topografia Corneana

A TOPOGRAFIA CORNEANA ou TOPOGRAFIA DA CÓRNEA é um exame utilizado para avaliar quantitativa e qualitativamente a curvatura anterior da córnea. Também conhecido como VIDEOCERATOGRAFIA COMPUTADORIZADA, é uma técnica que utiliza a ideia da CERATOSCOPIA com o uso do disco de plácido, em que um disco com anéis pretos e brancos alternados é projetado e refletido na superfície da córnea.

A imagem refletida dos anéis do disco é então capturada, e, por meio de um sistema computadorizado, são inseridos milhares de pontos (entre 6.000 – 12.000 pontos) nesses anéis refletidos, o que possibilita a análise matemática da distância entre os pontos, e, assim, a medida da curvatura corneana nas diferentes regiões da córnea. A representação gráfica destes pontos é realizada por meio de um sistema de cores, gerando mapas coloridos.

Nesse tipo de exame não é necessário acompanhante, nem jejum. Não há dilatação da pupila e, por isso, o paciente pode dirigir após sua realização. A duração é de 10 minutos, em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.

O exame auxilia na identificação do formato da córnea, no diagnóstico de doenças da córnea (como o CERATOCONE), de alterações causadas por trauma ou por PTERÍGIO (pequena membrana na superfície do olho que cresce na direção à córnea, popularmente chamada de “carne no olho”), no acompanhamento de suturas em transplantes de córnea ou cirurgias de catarata, e na identificação de alterações induzidas por lentes de contato. Permite também o acompanhamento da evolução do astigmatismo.

Scroll to Top
Esta página utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website.
Clique em OK se você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de Privacidade.