TRANSPLANTE DE CÓRNEA

A córnea é uma estrutura localizada à frente dos olhos, de forma transparente, sentido comparativo, como se fora um vidro de relógio sobre a parte colorida (íris) por onde a luz atravessa como se fosse uma janela.

As imagens através dela passam atrás pelo cristalino (lente) e os raios de luz incidem sobre a retina, atrás dos olhos. Essas imagens são transferidas para o cérebro através do nervo óptico onde são interpretadas.

Irregularidades, opacificações e outros transtornos da córnea implicam em diferentes problemas. A interferência na transferência corneana é similar a um vidro sujo, impedirá a livre passagem de luz através dos olhos, resultando em uma visão pobre (reduzida).

O transplante corneano se faz necessário, observadas as seguintes regras.
* Após infecções e injúrias nos olhos.
* Distrofia de córnea.
* Ceratocone (anormalidade onde a córnea torna-se cônica)
* Perda da transparência corneana após cirurgia de catarata ou outras.
* Outras causas menos comuns.

O Transplante de Córnea é uma cirurgia que consiste na substituição de um disco corneano doente por outro, sadio, de um doador. Respeitando o mesmo tamanho e forma se reveste no mais seguro e comum transplante de órgão.

Logo após a realização da cirurgia a visão será baixa, podendo num prazo de 6 a 12 semanas tornar-se mais clara, e o resultado do diagnóstico complementar ocular mais previsível.

Alguns pontos da sutura poderão ser retirados nesse período ou deixados indefinidamente. A renovação destes fios, menos espessos que um fio de cabelo é totalmente indolor.

Após a cirurgia, poderá o paciente locomover-se, assistir televisão, ler ou exercer atividades visuais, abstendo-se de atividades físicas, abaixar a cabeça, dormir do lado do olho cirurgiado, esfregar os olhos, carregar objetos, praticar atos sexuais e usar pinturas na região dos olhos. (Pós-operatórios imediatos)

Scroll to Top
Esta página utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível em nosso website.
Clique em OK se você concorda com nossos Termos de Uso e com nossa Política de Privacidade.