O exame tira uma série de fotografias da retina com uma câmera fotográfica especial. Para que ele possa ser realizado, injeta-se um corante na veia do braço do paciente chamado fluoresceína sódica.
O exame da BIOMETRIA calcula o grau da lente a ser implantada dentro dos olhos para a cirurgia de catarata. E a BIOMETRIA IOL Master (aparelho que utiliza o método de interferometria a laser) fornece ainda melhor precisão nestes cálculos.
O exame de MICROSCOPIA ESPECULAR verifica a densidade e a qualidade das células presentes no endotélio corneano.
O exame é hoje fundamental para o diagnóstico, evolução e controle do pós operatório de doenças da retina, vítreo e múltiplas afecções maculares como Degeneração Macular Relacionada à Idade, Buraco Macular, Edema Macular entre outros.
É um exame utilizado para avaliar quantitativa e qualitativamente a curvatura anterior da córnea. Também conhecido como VIDEOCERATOGRAFIA COMPUTADORIZADA, é uma técnica que utiliza a idéia da CERATOSCOPIA com o uso do disco de plácido, em que um disco com anéis pretos e brancos alternados é projetado e refletido na superfície da córnea.
É um procedimento relativamente comum em pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e voltaram a ficar com a visão opaca. Pode ser feito no próprio consultório do oftalmologista e para torná-lo mais seguro e eficaz, não são usados bisturis ou outros instrumentos cirúrgicos típicos, mas uma luz do tipo laser Nd:YAG.
É o ultrassom dos olhos. Indicado em casos onde não se consegue visualizar o fundo de olho através do exame do mapeamento de retina. Isso acontece quando existe catarata total, hemorragia vítrea, vitreítes e opacidades da córnea).
É o exame que quantifica a área espacial percebida pelo olho. Detecta alterações do campo de visão que, na maioria das vezes, são imperceptíveis para o paciente.
O exame mede a espessura da córnea. O olho do paciente é anestesiado com colírios, e uma sonda é delicadamente colocada em contato com a córnea. As medidas podem ser feitas na área central, paracentral e periférica da córnea. O aparelho registra as medidas, que são armazenadas para depois serem impressas.